24 junho 2010

instalação local da Magento no Windows 7 64-bit com EasyPHP5.3.2i


Não foi fácil, nem tão difícil...

Não encontrei nada na rede (positivo) sobre instalar Magento localmente no Win7 64-bit com EasyPHP (PHP versão 3.5), por isto postei aqui.
Deixo registrado a "inexperiência" que tive para instalar localmente o sistema de e-commerce Magento usando o EasyPHP. Talvez por comodismo ou simpatia mesmo. Não estou indicando usar, nem afirmando que é a melhor alternativa.

Obs.: Vou atualizando este post conforme for fazendo outras coisas, erros, ou se esqueci algum detalhe.
Isto não é um guia. É só uma descrição de um procedimento que fiz e deu certo até agora.

Depois de horas entre instalação do EasyPHP, configuração das extensões e do apache, a magento se negando a prosseguir com a instalação das tabelas e mostrando o erro:
SQLSTATE[HY000] [2002], aparentemente foi. (310 tabelas instaladas)
Quando já tinha desistido e estava fechando as 15abas do firefox com fóruns e "dicas furadas" sobre este erro, quando ia fechar a janela de instalação, estava lá a parte de inserir os dados administrativos aberta.
Então já fica o aviso: DEMORA MESMO para criar as tabelas.

!
Eles podiam disponibilizar um arquivo sql com as tabelas mínimas, pra instalar manualmente via PHPMyAdmin, como uma opção mais ágil.



FICA AQUI O MEU PROCEDIMENTO e CONFIGURAÇÕES

Baixar e instalar o EasyPHP5.3.2i

Configurações "especiais" a fazer no servidor

Arquivo apache/conf/httpd.conf

habilitar os módulos: (alguns não só para instalar Magento, mas para outras coisas também - extensões - plugins - API)
LoadModule actions_module modules/mod_actions.so
LoadModule alias_module modules/mod_alias.so
LoadModule asis_module modules/mod_asis.so
LoadModule auth_basic_module modules/mod_auth_basic.so
LoadModule authn_default_module modules/mod_authn_default.so
LoadModule authn_file_module modules/mod_authn_file.so
LoadModule authz_default_module modules/mod_authz_default.so
LoadModule authz_groupfile_module modules/mod_authz_groupfile.so
LoadModule authz_host_module modules/mod_authz_host.so
LoadModule authz_user_module modules/mod_authz_user.so
LoadModule autoindex_module modules/mod_autoindex.so
LoadModule cgi_module modules/mod_cgi.so
LoadModule deflate_module modules/mod_deflate.so
LoadModule dir_module modules/mod_dir.so
LoadModule env_module modules/mod_env.so
LoadModule expires_module modules/mod_expires.so
LoadModule filter_module modules/mod_filter.so
LoadModule headers_module modules/mod_headers.so
LoadModule include_module modules/mod_include.so
LoadModule isapi_module modules/mod_isapi.so
LoadModule log_config_module modules/mod_log_config.so
LoadModule mime_module modules/mod_mime.so
LoadModule negotiation_module modules/mod_negotiation.so
LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so
LoadModule setenvif_module modules/mod_setenvif.so
LoadModule ssl_module modules/mod_ssl.so


Arquivo apache/php.ini

setar as variáveis:
max_execution_time = 300
post_max_size = 24M
memory_limit = 256MB
post_max_size = 24M
pdo_mysql.cache_size = 2000
pdo_mysql.default_socket= (vazio)
mysql.cache_size = 2000
mysql.default_socket = (vazio)
mysql.connect_timeout = 120
session.cache_expire = 180

habilitar as extensões:
extension=php_mbstring.dll
extension=php_bz2.dll
extension=php_curl.dll
extension=php_exif.dll
extension=php_fileinfo.dll
extension=php_gd2.dll
extension=php_gettext.dll
extension=php_imap.dll
extension=php_ldap.dll
extension=php_mysql.dll
extension=php_mysqli.dll
extension=php_pdo_mysql.dll
extension=php_pdo_odbc.dll
extension=php_soap.dll
extension=php_sockets.dll
extension=php_sqlite3.dll
extension=php_tidy.dll
extension=php_xmlrpc.dll
extension=php_xsl.dll

Baixar a versão full release do Magento e descompactar dentro da pasta www do EasyPHP

0- Iniciar o servidor

1- criar o banco de dados no MySql - colation: UTF-8 general-ci - (com o phpMyAdmin) - eu usei o nome padrão: "magento"

2- Eu já coloquei a tradução Magento 1.4x PT-br, do MarioSam (Muito obrigado!) na pasta app/locale antes de instalar, e escolhi Português na hora da instalação. Ajuda pois as telas de instalação ficam em português

3- Clique no ícone do EasyPHP(ao lado do relógio) com o botão direito do mouse, e escolha: Local Web. ou acesse: http://127.0.0.1/magento/ - localhost parece que não é bem aceito na instalação

Na página sobre a conexão com o banco de dados, preencher conforme foi criado no MySql. Eu preferi usar um prefixo para as tabelas.

em Host*: 127.0.0.1 - localhost, preenchido por padrão, não rolou

Mande executar e espere. Vai demorar, são 310 tabelas...

Boa sorte!

Se der certo, siga preenchendo os seus dados para administração. Eu preferi deixar o sistema gerar a chave criptografada automaticamente

Se não der certo, tente usar outra alternativa, o pacote XAMPP


Agradecimentos:
Mario Sam
CajuCLC

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Acélio, Sou novato nesse meio, poderia me orientar como faço pra exportar as tabelas? Estou tendo o seguinte erro na hora de instalar o Magento:

"o SQLSTATE[HY000] [2002] Uma tentativa de conex�o falhou porque o componente conectado n�o respondeu corretamente ap�s um per�odo de tempo ou a conex�o estabelecida falhou porque o host conectado n�o respondeu.
o Database connection error."

Já baixei tutorial...
...Criei um database através do phpmyadmin com o nome de "magento" mas as tabelas continuam zeradas, creio que seja isso o problema de não instalar pelo browze;

Estou travado na instalação via browser> Configuration:

Alí ja tentei inumeras possibilidades alterando o campo em que depe o endereço do "Base URL * no momento está assim: http://127.0.0.1:8888/magento/magento/

o Magento encontra-se na minha máquina no seguinte caminho: C:\Program Files (x86)\EasyPHP-5.3.3.1\www\magento\magento
Como deve ficar?

Win7 64bis - EasyPHP 5.3.3.1 - Firefox

Muito obrigado

Acelio Filho disse...

Mario,

Não posso te ajudar muito.
Publiquei este procedimento porque fiquei tanto tempo tentando uma simples instalação, e não havia encontrado nenhuma referência específica.

Estás com uma versão diferente do EasyPHP- a 5.3.3.1.
Cada versão deste EasyPHP vem diferente. Esta "experiência" que publiquei aqui, usando a versão 5.3.2i, teve sucesso. Havia tentado com outras versões que tinha, sem sucesso.

O erro parece ser de tempo. Excedeu o tempo limite. Dá uma olhada no PHPini, nas extensões...

lembro que recebi este erro também. mais de uma vez


Na verdade eu não fiz mais nada desde esta publicação. Nada. Está do mesmo jeito. Fiquei cheio de trabalho e não mexi mais com Magento.
Me desencantei, pelas dificuldades, nem tanto pelas que se passa realmente, mas pelas que os outros colocam como sendo principal motivo para que programadores meia-boca nem se metam com ela...
É. Ouvi isto de mais de uma pessoa.
Só recebi metáforas e ajudas vagas. muito vagas.
Não havia uma comunidade, nem material oficial(até esta postagem).
Só recebo propaganda deles, para eu comprar o guia de instalação, guia de configuração, módulos e a versão paga...
Eu, na minha santa ignorância, não achei este sistema bom. Pra mim. No meu ponto de vista de uma aplicação web, opensource, PHP.
Exige tanto de um servidor, sem precisar. Depende de muitas bibliotecas específicas, requer muuuuito do servidor. Só servidor dedicado, alguns indicados por eles...

Edu Fabiano Barbosa disse...

Eu estava com problema na hora de instalar o magento no meu servidor local. Mas a dica do 127.0.0.1 me salvou. Instalei com o wamp e foi facinho, depois dessa dica.
Valeu!!!

Edu Fabiano Barbosa disse...

Eu estava com dificuldade para instalar o magento em meu servidor local. Mas a dica do 127.0.0.1 me salvou. Instalei com o wamp e foi facinho.
Valeu!!!

Anônimo disse...

Muito Obrigado,foi a dica infalível esses passos que vc postou,tava a horas tentando passar dessa tela de configuração,Vlw muito obrigado.

Anônimo disse...

Parceiro, seguinte, eu tive o mesmo problema e estava todas as configurações certinhas, ai eu tentei acessar primeiramente eu fui até o diretório de instalação /var/cache e deletei a pasta cache depois acessei no no navegador ogestor gestor e depois e funcionou