14 outubro 2010

Mais um passo contra o spam

Caixa Prioritária
Esta é a nova novidade beta que o Gmail está oferecendo a seus "clientes", para selecionar qual mensagem é mais importante pra você, que recebe muitas mensagens por dia.


 a chamada oficial:

Leia seus e-mails mais rápido

E-mail é ótimo, exceto quando tem muito. A Caixa prioritária identifica automaticamente os e-mails importantes e os separa de todas as outras mensagens para que você possa se concentrar no que realmente importa.



fonte: http://mail.google.com/mail/help/intl/pt-BR/priority-inbox.html

Eu recebo muuuuuuuuuuuuuuuuuitas mensagens, e não leio todas. Mas eu consigo separar as importantes numa "passada de olho rápida".
O Gmail causou uma revolução na forma deste serviço. Antes dele o modelo de sistema de e-mail era uma tranqueira. Telas e telas para ler uma mensagem, mais telas para anexar um arquivo, banners e designs pesados que faziam a gente esperar muito pra fazer o que se queria. Lembra do Hotmail, Zipmail e Yahoo? Quando dar 1MB de espaço era um montão. Se ficasse 2semanas sem abrir, perdia a conta?. O Gmail chegou oferecendo 1GB e o "esquema" de convidados, no início. Isto também criou outro perfil de usuário. Mais sério e voltado ao trabalho. Para quem tem um site, um domínio, uma empresa. Com configurações avançadas e um coisa inédita até então: "Não mostrar imagens". Não abrir uma mensagem em HTML direto, sem "conhecer" o remetente, sem a "autorização" do usuário.
O Gmail é eficiente o suficiente para filtrar com precisão 70% dos spams, já me mostra parte do conteúdo da mensagem, se há anexos e o nome do arquivo anexado. Com isto eu já consigo filtrar o que é importante pra mim.
Não sei se esta "Caixa Priotritária" vai me servir agora.

teoria da conspiração:
É uma decisão e se tomar quando se "habilita" um determinado serviço grátis.
Sabes que isto é uma troca, né?
Tu fornece as informações de comportamento, tendência de mercado, padrões de mensagens e outros elementos de estudo para os laboratórios Google, e eles te fornecem este organizador de importância...
O modelo de negócios AdWords vem caíndo. As pessoas não estão mais clicando em anúncios de sites. O que está "bombando" são os anúncios dentro do Gmail. Anúncios de acordo com o conteúdo da mensagem que a pessoa está lendo. Imagina agora, sabendo também o que é mais importante pra cada pessoa, grupo de pessoas, comunidade, localidade, cidade, estado, país...

Nenhum comentário: